O Sistema Cooperativista em Santarém tem um novo ponto de referência para atendimento às suas demandas. Nesta terça-feira, 27, aconteceu a solenidade de inauguração do escritório regional da Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado do Pará (Sistema OCB/PA), com a presença do presidente da entidade, Ernandes Rayol, superintendente Junior Serra, colaboradores, instituições parceiras e cooperados. A unidade funcionará no prédio da Estação Cidadania e irá fortalecer o desenvolvimento do cooperativismo no município. O secretário de Agricultura e Pesca, Bruno Costa, esteve presente no ato, representando o prefeito Nélio Aguiar.
A descentralização do escritório da capital para Santarém possibilitará ainda o atendimento a todos os municípios da região Oeste do Pará, garantindo serviços especialmente no âmbito da bioeconomia, tendo como ponto alto o fortalecimento do modelo cooperativista. O objetivo é alavancar o mercado regional e tornar as cadeias produtivas mais competitivas, agregando valor, inovação e práticas sustentáveis com geração de emprego e renda.
De acordo com o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Rayol, a região Oeste do Pará é uma das mais prósperas para a consolidação do cooperativismo.
"É uma conquista importante para as cooperativas da região. É um segmento em plena expansão. Antes, possuía pouco reconhecimento social, mas estamos trabalhando uma nova cara para o cooperativismo. Vale lembrar que Santarém foi o primeiro município a receber serviços locais, fora da capital paraense. A região mostra-se cada vez mais atrativa ao crescimento de negócios cooperativistas, por isso a importância da instalação da unidade”, relatou.
Em sua fala, o titular da Semap, Bruno Costa, destacou que as principais atividades econômicas das cooperativas na região, tendem a se fortalecer, ainda mais, a partir da instalação do Sistema OCB/PA no município.
"Um momento muito importante para Santarém. Estamos de braços abertos para receber o cooperativismo. É interesse de nosso prefeito Nélio Aguiar o fortalecimento das cooperativas, afinal, é o melhor caminho para o crescimento dos pequenos produtores. Percebe-se que o espírito empreendedor do cooperativismo está cada vez mais em evidência em nosso município”, avaliou.
De acordo com o Sistema Nacional de Autogestão das Cooperativas (SINAC), que reúne dados atualizados das singulares registradas no Sistema OCB/PA, o cooperativismo está presente em 10 municípios na região Oeste: Santarém, Óbidos, Oriximiná, Belterra, Alenquer, Mojuí dos Campos, Monte Alegre, Uruará, Rurópolis e Juruti. No total, são 33 cooperativas que congregam 24.369 cooperados e 384 empregados.
Com 22 singulares ativas e devidamente regulares, Santarém é o pólo da região. Do total de cooperativas, aproximadamente 50% são do ramo agropecuário, que também possui o maior número de cooperados: 727. Outro destaque é a educação, que congrega 60% do total das cooperativas do ramo no estado.