Em alusão ao Dia Internacional das Florestas, celebrado em 21 de março, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap), realizou na manhã desta terça-feira, 22, uma ação ambiental na área interna do Parque da Cidade com a plantação e distribuição de 100 mudas de árvores.
Além de deixar o local mais agradável por conta da função paisagística, a ação buscou sensibilizar a população para a importância de mais árvores na área urbana, melhorando assim a arborização, e consequentemente a qualidade de vida da sociedade.
Treze mudas paisagísticas foram plantadas no espaço, sendo das espécies: ipês-rosa, oitis e acácias lanterneira.
O plantio das mudas mobilizou moradores e visitantes que participaram voluntariamente da ação. Na oportunidade a equipe da Prefeitura conscientizou os participantes sobre a importância do plantio de árvores e também sobre o cultivo de forma adequada. A orientação e a sensibilização por meio da educação ambiental também fizeram parte da atividade.
Para o casal Reginaldo Bentes e Samara Oliveira, o ato simbólico, faz despertar na população a consciência para a conservação das árvores e do meio ambiente.
“A qualidade de vida de um indivíduo depende das boas condições do espaço, onde este está inserido. O ato de plantar uma árvore mostra que estamos buscando soluções para um mundo melhor", destacaram.
O secretário da Semap, Bruno Costa, salientou a importância do Parque da Cidade para Santarém e do esforço feito pelo município em proporcionar um espaço mais confortável e seguro.
"O Parque da Cidade é um dos lugares mais verdes da cidade. Nesse sentido, estamos arborizando o espaço para melhorar ainda mais a qualidade ambiental urbana e proporcionar um espaço mais lindo e confortável. São ações como essa que mostram a preocupação do município com o meio ambiente e com a proteção das nossas áreas verdes", enfatizou.
Sobre a data
O Dia Internacional das Florestas e da Árvore é comemorado anualmente em 21 de Março, no hemisfério norte.
A data serve para conscientizar as pessoas sobre a importância que os biomas florestais possuem para o sustentamento da vida em todo o planeta.