3. Agricultura e Pesca
  4. Dia histórico: Estrada Nova recebe com festa novo sistema de abastecimento de água
Dia histórico: Estrada Nova recebe com festa novo sistema de abastecimento de água Autor: Agência Santarém

Luan Rodrigues
Equipamento público garante aos moradores acesso a água de qualidade e saneamento.

A quarta-feira, 7, será lembrada pelos moradores da comunidade Estrada Nova, região de planalto santareno, como um dia histórico, marcado por festa, alegria e emoção. Isso porque o prefeito de Santarém Nélio Aguiar e sua comitiva de governo estiveram na localidade realizando entrega de importantes obras como o novo sistema de abastecimento de água. Com um investimento superior a quatrocentos mil reais, recurso proveniente do Tesouro Municipal, o equipamento público vai garantir que cerca de 250 moradores possam ter água de qualidade, evitando a transmissão de doenças e preservando a saúde de todos.

O presidente da comunidade Anezion Grumecino agradeceu o empenho da Prefeitura em conduzir as obras e colocar a Estrada Nova na agenda de trabalho.

"A água é uma coisa essencial em nossa vida. Era um sonho antigo de nossos moradores. Fico feliz pelo empreendimento, que para nós é uma conquista muito grande, pois vai mudar a vida da população de nossa comunidade", comemorou.

O investimento da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap) é de R$411.615,55. O sistema de água é composto de um poço tubular profundo de 110 metros de 6 polegadas; bomba submersa de 10 cv trifásico com padrão de energia; estrutura elevada em concreto pré-moldado para sustentação de um conjunto de três reservatórios, em fibra de vidro, com capacidade de reservação para 60.000 litros; 2.095 metros de rede de tubulação; 90 ligações domiciliares e implantação de clorador para tratamento de água.

A iniciativa foi bastante reconhecida pela população local que atesta a resolução definitiva do problema que já se arrastava há anos sem solução.

“Agora temos água de qualidade e isso foi um compromisso do atual gestor com a nossa comunidade. Estrada Nova está tendo o privilégio de receber em um único dia três importantes obras. A única palavra que resume nesse momento é gratidão”, agradeceu o morador, Raimundo Sales.

O prefeito Nélio Aguiar destacou a consolidação de investimentos na comunidade e a transformação por meio de importantes obras.

"Um dia histórico para a população de Estrada Nova que vai usufruir de importantes obras esperada por todos há décadas e que somente veio a se concretizar em nossa gestão. São investimentos frutos de parcerias que trazem impactos positivos e garantem qualidade de vida. Um dia muito especial e para comemorar. Nossa política de levar investimentos tanto para área urbana quanto zona rural seguirá”, disse o prefeito.

O secretário da Semap, Bruno Costa, ressalta o esforço da gestão em cumprir com a responsabilidade de levar saneamento básico à população da zona rural.

“Nos sentimos felizes em fazer parte desse governo, principalmente em contribuir com este projeto que é levar abastecimento de água para as comunidades mais distantes. Seguimos as recomendações do nosso prefeito, e atualmente estamos com obras em várias regiões de Santarém. São benfeitorias chegando nas diversas comunidades da zona rural", destacou Costa.

Estiveram presentes na cerimônia, além do prefeito Nélio Aguiar, o deputado federal, Henderson Pinto, o secretário regional de Governo, José Maria Tapajós, o secretário de Agricultura e Pesca Bruno Costa, secretários municipais, vereadores, além de lideranças e moradores.