Em Santarém, os médicos veterinários contribuem para que haja garantia de uma segurança alimentar nos produtos e subprodutos de origem animal
Hoje, 9 de setembro, é dia de celebrar o médico veterinário, profissional que é diretamente responsável pela saúde da população. Diferentemente do que muitas pessoas imaginam, o trabalho do médico veterinário vai além do tratamento de animais de companhia, e a sua atuação é essencial na cadeia de produção dos alimentos que chegam à mesa dos consumidores.
Derliany Lira: coordenadora do SIM
Em Santarém, a Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap) conta com o trabalho de quatro profissionais que integram o Serviço de Inspeção Municipal de Santarém (SIM). Os servidores são capacitados para o acompanhamento diário na produção e fabricação do produto e subproduto de origem animal.
De acordo com a médica veterinária e coordenadora do SIM, Derliany Lira, a atuação de um médico veterinário é indispensável para assegurar tanto a saúde da população animal, quanto à saúde humana.
Ana Laura: amor à profissão
“É muito importante comemorar esta data, pois o grande desafio do médico veterinário é buscar uma atualização constante e atuar de forma multidisciplinar, visando à saúde animal e humana. A medicina veterinária desempenha um papel importante e diretamente ligado à saúde pública. Em Santarém, qualquer produto de origem animal ou vegetal, comestível ou não comestível produzido no município, tem a produção/fabricação acompanhada por estes profissionais", contou.
A servidora e médica veterinária Ana Laura que atua há quatro anos no SIM, comemora a data.
"Ser médica veterinária vai além do amor aos animais, nós temos amor a profissão. É um profissional que também cuida das pessoas, por meio da integração da saúde humana, animal e do meio ambiente", disse.
Origem da data
O dia do médico veterinário é comemorado em 9 de setembro porque foi nessa data, em 1933, que a profissão foi regulamentada pela primeira vez no Brasil.