3. Agricultura e Pesca
  4. Estrada Nova deve ganhar, em breve, sistema de reservação e distribuição de água
Estrada Nova deve ganhar, em breve, sistema de reservação e distribuição de água Autor: Ascom Semap

Luan Rodrigues
Cerca de 250 famílias serão beneficiadas.

A construção do sistema de reservação e distribuição de água da comunidade Estrada Nova, localizada na região da Rodovia Santarém Curuá-Una (PA-370), está em fase de conclusão. Cerca de 250 famílias vão receber água tratada em suas residências, por meio do investimento que está sendo realizado pela Prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap). A ação garante aos moradores o acesso à água potável, melhorando, consequentemente, a qualidade de vida.

Nesta terça-feira (28), a equipe de engenharia do município esteve presente ao local, para inspecionar o término da obra. Na ocasião, foram conferidos todos os detalhes dos trabalhos que já atingiram 95% de execução. Para a conclusão da obra, restam, apenas, os serviços de limpeza do poço, desinfecção, análise da água e sistema elétrico.

Na comunidade Estrada Nova, o sistema funcionará com poço tubular profundo de 110 metros, estrutura elevada em concreto pré-moldado para sustentação de um conjunto de três reservatórios, em fibra de vidro, com capacidade de reservação para 60.000 litros, 2.095 metros de rede de tubulação para atender as moradias, 90 ligações domiciliares e implantação do clorador para tratamento de água.

O investimento é de R$ 235.067,67, recurso proveniente do Tesouro Municipal. A obra está sob responsabilidade da empresa Nell Engenharia Eireli.

Em relação ao sistema, o titular da Semap, Bruno Costa, explica que a comunidade já possuía parte da estrutura componente de um microssistema de abastecimento de água que foi construído no ano de 2020 pela gestão atual. No entanto, o projeto não obteve a conclusão em sua totalidade, devido à empresa ganhadora da licitação naquele momento não cumprir o sistema de reservação de água projetado, ou seja, não atendeu às normas técnicas construtivas, fato este que não foi aprovado pela administração municipal.

“É importante destacar que tivemos que realizar outro processo licitatório para conclusão da obra devido haver problemas com a empresa ganhadora do certame, quanto ao cumprimento de prazos. Enquanto município, nos sentimos felizes em poder concluir este importante projeto que vai mudar o cotidiano dos moradores da Estrada Nova. Seguimos as recomendações do nosso prefeito, e atualmente estamos com obras de implantação de sistemas de águas em várias regiões de Santarém. São benfeitorias chegando nas diversas comunidades da zona rural", concluiu Costa.