Apesar da infinidade de opções de presentes, as flores sempre são um clássico que reinam com unanimidade no Dia das Mães, data comemorativa celebrada em 14 de maio. Para facilitar a escolha dos santarenos, tornando-a uma opção diferenciada para compra de presentes, a Associação Flores do Tapajós, em parceria com a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap), e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), farão mais uma edição da Feira Flor Mamãe. O evento iniciou nesta sexta-feira, 12, e prossegue até domingo, 14, no Mercado das Flores, no bairro Prainha, onde será possível encontrar opções de flores e plantas ornamentais para os mais diversos gostos.
"Faltando poucos dias para a data, muitos ficam em dúvida sobre como presentear as mães, avós e demais mulheres que, de alguma maneira, são especiais em suas vidas. Esta feira é uma excelente oportunidade para compra nesse período. Os floricultores da nossa região aguardam com carinho a chegada do Dia das Mães, pois sabemos que é o melhor período do ano para venda”, destacou José Odenilson Alves Godinho, presidente da Associação.
Quem for ao mercado poderá encontrar mais de 2.000 espécies de flores e plantas ornamentais. A rosa costuma ser a campeã de vendas nesta época, principalmente a vermelha, que simboliza o amor verdadeiro. Mas, há outras bonitas opções que podem agradar e emocionar as mães, entre as principais: orquídeas, buquês de rosas, begônias, antúrios, suculentas, cactáceas, frutíferas e roseiras para o cultivo residencial e em jardins, com valores a partir de R$ 6. A iniciativa busca fortalecer a agricultura local e estimular o empreendedorismo de pequenos produtores da região.
Para o secretário de Agricultura e Pesca, Bruno Costa, a feira é importante para os floricultores de Santarém. Isso porque, além de valorizar os produtos, dá oportunidade de comercialização.
"É o principal evento do segmento em Santarém, os números comprovam a expansão do setor na região, que vem se destacando no cenário por concentrar uma floricultura rica e diversificada, que inclui produtos de várias espécies. O Dia das Mães é a segunda melhor data do ano para o comércio, por isso, estamos empenhados enquanto Prefeitura em apoiar novamente esse evento, considerando que esta atividade é importante para o município, quanto à questão social e econômica", disse Costa.
O evento tem como finalidade, principal, dar visibilidade à cadeia produtiva das plantas ornamentais, reunindo em um único local todos os elos da cadeia produtiva das plantas, em forma de um grande espetáculo para a população de Santarém, que, cada vez mais, fica atualizada com as novidades que se apresentam neste setor. Além de incentivar o fortalecimento da floricultura na região tornando a atividade mais forte.
O Mercado das Flores fica localizado na Avenida Curuá-Una, S/N anexo ao Mercado da Prainha. O espaço irá funcionar nos dias de evento em horário especial sendo: sexta-feira e sábado das 9h às 18h e no domingo das 7h às 13h. A entrada é gratuita.