3. Agricultura e Pesca
  4. Bairro Pajurá, na Vila Curuai, vai contar com novo sistema de abastecimento de água
Bairro Pajurá, na Vila Curuai, vai contar com novo sistema de abastecimento de água Autor: Ascom Semap

Luan Rodrigues
Mais de 250 famílias serão beneficiadas.

O bairro Pajurá na Vila de Curuai, região do Lago Grande, vai receber um novo sistema de abastecimento de água, fruto de convênio firmado entre a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap) e o Governo do Estado, via Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop). A obra, uma antiga demanda da população local, está a todo vapor e em breve será entregue à comunidade. O investimento é de mais de R$ 1 milhão.

Nesta quarta-feira (1), o titular da Semap, Bruno Costa, acompanhado da equipe de engenharia do município, e do vereador Júnior Tapajós, esteve presente ao local, para inspecionar o andamento da obra que no momento encontra-se em fase de escavação e reaterro dos trechos onde serão alocadas as canalizações e as tubulações da rede de distribuição.

O novo sistema ampliará a produção de água, solucionando o déficit de abastecimento no bairro. Ao vistoriar o avanço das obras, o secretário afirmou que o projeto vai proporcionar o acesso à água potável, melhorando a qualidade de vida e saúde de mais de 250 famílias que sofriam com a falta do líquido.

“Atualmente, o sistema que abastece os moradores não atende de forma satisfatória a população. Com o crescimento do bairro, fez-se necessário a reforma e ampliação do sistema para atender, também, outras áreas que não tinham acesso a água potável. São muitos os avanços que temos conseguido por meio de parcerias, levando assim dignidade aos nossos munícipes. São parcerias que somam esforços e melhoram a qualidade de vida das famílias nas comunidades rurais”, disse Costa.

O sistema funcionará com elevado triplo para uma reservação de 60.000 litros, sistema de bombeamento novo, sistema de tratamento de água, 9.831 metros de rede de distribuição e 230 ligações domiciliares.

Zelito Barbosa, liderança comunitária, lembra da luta e destaca que o investimento vai melhorar significativamente a vida da população.

"Há décadas tínhamos esse desejo de ter em nossas residências água potável para consumo. A população sofria com a falta de água, principalmente, na época de estiagem. Ficamos felizes com a implantação desse grande projeto em nosso bairro. Esse é um sonho antigo dos moradores que em pouco tempo será concretizado”, contou.

O prefeito Nélio Aguiar lembra que essa é mais uma importante obra que vai beneficiar a região do Lago Grande, em especial a Vila Curuai.

"Honrando nosso compromisso com a população, estamos levando mais uma obra importante para o Curuai e melhorando a qualidade de vida do Pajurá", destacou o gestor santareno.

A obra está sob a responsabilidade da empresa Construnorte Perfuração de Poços, na qual está sendo investido R$ 1.057.535,45. Desse total R$ 951.781, 91 recurso estadual e R$ 105.753,55 contrapartida municipal. O recurso foi pleiteado pelo ex-deputado estadual e atual secretário regional de Governo do Baixo Amazonas, José Maria Tapajós, junto ao governador Helder Barbalho.

A implantação, ampliação e reforma de sistemas de água na zona rural faz parte de um pacote de ações que vem sendo executado pela administração municipal e estadual na área de saneamento básico. Outras comunidades ainda serão contempladas: Paissandu, Lírios dos Vales, Vila Nova do Uruari e Pindorama, na região do Lago Grande e São Pedro no Arapiuns.