3. Agricultura e Pesca
  4. Agricultura Familiar é tema de reunião entre Prefeitura e comunidades do Assentamento Ituqui
Agricultura Familiar é tema de reunião entre Prefeitura e comunidades do Assentamento Ituqui Autor: Desconhecido

Alanda Matos
.

Autor: Luan Rodrigues

O fortalecimento da Agricultura Familiar foi pauta de reunião de trabalho entre a Prefeitura de Santarém, através da Coordenadoria Municipal de Incentivo à Produção Familiar (Ciprof) e lideranças do Projeto de Assentamento Ituqui, nesta sexta-feira (18). O encontro ocorreu em Nova Esperança e contou com a participação da coordenadora do Ciprof, Elis Rebelo, além de técnicos e onze comunidades da região.

Na oportunidade a equipe de Governo pode expor aos assentados as ações desenvolvidas com recursos próprios pela Prefeitura nos últimos anos que beneficiou a região, a exemplo da mecanização agrícola.

“Desde 2017, a atual administração não tem medido esforços para atender os pequenos produtores rurais. Para isso foi fortalecida a Patrulha Agrícola, que possibilitou a realização de aproximadamente 190 Hectares de áreas. Essa política pública será aprimorada a fim de beneficiar toda a cadeia produtiva daqueles que trabalham com a agricultura familiar, desde o processo de produção até a comercialização dos produtos. Estamos promovendo a articulação de ações, programas e projetos voltados ao desenvolvimento rural”, contou a coordenadora do Ciprof, Elis Rebelo.

Rebelo destacou ainda que a reunião de trabalho vai ao encontro das recomendações do gestor municipal que orienta a valorização dos pequenos produtores rurais.

"O poder público entende a importância de fomentar a agricultura nessas localidades, de forma a gerar emprego e distribuição de renda para as famílias, fortalecendo assim a economia local", finalizou a coordenadora.

O morador da Comunidade Serra Grande, João dos Santos, relata que esse tipo de encontro é importante, pois possibilita o alinhamento de estratégias para o fortalecimento da agricultura familiar.

“Abordar temas ligados à agricultura, identificar as demandas e as dificuldades, bem como as prioridades para os agricultores familiares são temas muito importantes para discutirmos. A coordenadora foi acessível e mencionou que atualmente o governo está empenhando-se para buscar verbas e melhorias para as nossas comunidades, isso é satisfatório", explica o morador.

Já Marildo Carvalho, representante da Associação de Moradores de Santarém Miri, reconhece que o encontro com o poder municipal é importante porque aproxima o Governo dos pequenos produtores rurais.

"Essa iniciativa é importante, pois aproxima o povo do governo, além de dar uma visão da real situação administrativa do município. Nossa esperança se renova quando a administração tem um olhar diferenciado para as questões sociais, econômicas voltadas para o bem-estar das comunidades", afirmou Marildo.