Av. Dr. Anysio Chaves, 853 - Aeroporto Velho - CEP: 68030-290   |   Telefone: (93) 2101-5100   |   

Solo

O município é composto de solos dos tipos:

Aluviais: Solos formados pela deposição de sedimentos de diversas naturezas, ao longo do rio Amazonas, lagos e afluentes.

Glei Pouco Húmico: São solos formados por sedimentos aluviais recentes, encontrados às margens do rio Amazonas, lagos e afluentes.

 Latossolo Amarelo: São solos formados a partir da decomposição de argilitos e siltitos, encontrados em grandes áreas do município, como na região entre o Lago Grande do Curuai e o rio Arapiuns.

Latossolo Amarelo Podzólico: Formados pela decomposição de arenitos, siltitos e argilitos, encontrados em diversas partes do município, principalmente nas proximidades da Cachoeira do Palhão, no rio Curuá-Una.

Latossolo Vermelho-Amarelo: São solos formados da decomposição de arenitos, siltitos, argilitos, e são encontrados, especialmente, na região próxima ao Paraná do Ituqui.

Podzólico Vermelho-Amarelo: Formados pela decomposição de arenitos e argilitos. Encontram-se localizados na parte sudoeste do município.

Concrecionários Lateríticos : Formados pela decomposição de arenitos, siltitos e argilitos. São encontrados na porção nordeste do município, no limite com Monte Alegre.Areias Quartzosas: São solos formados pela decomposição de arenitos, sendo encontrados nas partes baixas do município, ao redor da sede e por   toda a extensão da margem do rio Tapajós.

Fonte: Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento: Plano Municipal de   Agropecuária.